Menu:

Dicas para prensar CD

Voce compôs as músicas com cuidado, gravou com cuidado maior ainda e finalmente está com o master na mão. Hora de prensar o disco.

      arte cd Primeira coisa: ouça o master cuidadosamente, procurando por qualquer defeito ocorrido durante a gravação no CD. Qualquer defeito aqui pode impedir a prensagem ou deixar para a posteridade uma gafe musical.

      Teste o CD num computador. Por quê? Porque seu master será masterizado em um computador e nem todas as gravações de CD tocam normalmente num CD-Rom de PC.

      Espere! Falta uma etapa importantíssima: a escolha da sequência das músicas no disco. Uma sequência bem feita conduz o ouvinte até o final do disco. Uma mal feita faz ele abandonar a audição na terceira faixa.

      Procure alternar lentas e altas, estilos e "emoções" na sua sequência, mas tendo o cuidado de não fazer um iô-iô musical (uma rápida, uma lenta, uma rápida... não funciona). Pense numa montanha: vai subindo até uma rápida, depois desce aos poucos até o vale.

      Depois de decidir a sequência, faça novo master e volte às recomendações aí de cima. Já fez? Então vamos falar do material impresso.

      Capa. Deve passar ao ouvinte o que sua música é. Não adianta fazer um excelente disco pop se na capa voce faz cara de romântico e pose de cantor brega, com fundo de cores berrantes. Os consumidores de pop nem vão ouvir seu disco. Idem para os programadores de rádio.

      Fundo do disco. Aqui tem que entrar, obrigatoriamente, dados do fabricante, o símbolo "Compact Disc", número de catálogo. É essencial que voce coloque aqui a lista das músicas, com tempo de duração. Facilita para as rádios. Se voce tem um website, facebook, email, Twitter, etc coloque aqui também.

      Espelho do disco. É aquela parte de cima do CD. Use uma variação mais simples da capa e inclua os dados do fabricante na borda - É obrigatório.

      Interno. Na contracapa do disco, mesmo que seja apenas aquela simples, 12cm x 24cm, voce deve colocar de novo a lista das faixas com o nome dos autores e da editora de cada música (é obrigatório).

      Aproveite e inclua agradecimentos a quem te deu força, dados técnicos da gravação, créditos da capa e fotos, telefone - email - fax- endereço para contatos, músicos que participam.

      Se o encarte for maior, inclua as letras das músicas, de preferência com cifragem de violão. Pode popularizar sua música mais rápido na noite.

      Se tiver espaço, coloque uma versão em inglês de todo o texto. Nunca se sabe quem vai receber seu disco.

      Grave os arquivos da parte impressa em CDR (transforme todo o texto em traço) ou em PNG. Mande para a prensadora junto com uma autorização das editoras para as músicas, o CD master e a lista das músicas para fazer o GRA (número de registro).

      Se ainda não editou suas músicas, não prense o CD. Voce vai se arriscar a ter uma música "roubada" por qualquer esperto que edite a obra em outro lugar.

      Prefira "tray transparente" (tray é aquela parte que vai logo embaixo do CD e o segura pelo meio). Voce pode usar o verso do fundo da caixa para alguma imagem bacana ou informação.

      Se o disco será apenas digital, faça uma boa capa e contracapa do mesmo jeito, para acompanhar os arquivos.

Se quiser falar conosco, mande email para geral@jupara.com.br. Se preferir meios convencionais, ligue para 73 3613-1011. Nós estamos na Av. Buerarema, 819, CEP 45605-308, Itabuna, BA.